Conheça o Vale do Capão!
O Vale do Capão ou Caeté-Açu é um pequeno vilarejo localizado na cidade de Palmeiras na Chapada Diamantina, ele é conhecido pela sua aura misteriosa, reforçada pela sua natureza fascinante.
Por que conhecer o Vale do Capão?
O Vale do Capão é o destino ideal para quem está em busca da paz de espírito e calmaria que só o contato com a natureza consegue proporcionar.
Mas também tem opções para os aventureiros com trilhas e cachoeiras que desafiam até os mais corajosos.
No vilarejo a natureza é muito respeitada tanto pelos residentes quanto pelos turistas que procuram preservá-la ao máximo.
Por isso muitos turistas que visitam o Vale acabam escolhendo morar neste local e vivenciar permanentemente a sua mística, sendo possível encontrar pessoas de diferentes nacionalidades na região.
Assim seguem alguns atrativos para você conhecer melhor esse vale encantado.
Turismo Esotérico
Por ser considerado propício para a espiritualidade e o autoconhecimento, o Vale do Capão tem várias opções de tratamentos naturais para o corpo e a alma.
É fácil encontrar nas pousadas práticas terapêuticas como: estudos xamânicos, terapias holísticas, retiros espirituais, massagem, acupuntura, entre outros.
Ou seja, dá para escapar um pouco da correria cotidiana e recarregar as energias!
Atrativos Culturais e Gastronômicos
O Vale do Capão também possui atrativos culturais que encantam os visitantes.
O Circo do Capão que além das artes circenses conta com oficinas e espetáculos de teatro e música.
As atrações são semestrais e em datas comemorativas.
O Vale do Capão também conta com uma feira de rua que funciona aos domingos onde são vendidos alimentos produzidos localmente e produtos artesanais.
A culinária tem uma iguaria típica que é o palmito de jaca, utilizado no famoso Pastel de Palmito de Jaca.
Que pode não ter um nome de dar água na boca, mas já surpreendeu muitos turistas pelo sabor!
O palmito de jaca também pode ser encontrado em tortinhas, coxinha e moqueca.
Atrativos Naturais
Com certeza o atrativo natural mais conhecido do Vale do Capão é a Cachoeira da Fumaça, que está entre as maiores do Brasil.
O nome se deve pela ação do vento na cachoeira que espalha as gotículas de água antes que elas cheguem à superfície formando uma espécie de “fumaça” sobre o lugar.
Mesmo que seja difícil de quantificar, estima-se que a Cachoeira da Fumaça tenha uma queda d’água de mais de 340 metros.
Ela pode ser visitada tanto na parte no topo quanto na parte de baixo, porém ambas as trilhas são consideradas difíceis e exigem o acompanhamento de um guia experiente.
Entretanto, caso você não tenha a condição física necessária para visitar a Cachoeira da Fumaça, existem outras opções como a Cachoeira do Riachinho, o Poço Angélica e a Cachoeira da Purificação.
A Cachoeira do Riachinho possui 12 m de altura é fácil acesso com uma trilha calçada, lá é possível aproveitar o belo pôr do sol, considerado um dos mais bonitos da Chapada Diamantina.
Para chegar ao Poço Angélica você precisa se deslocar do Vale do Capão até a Vila do Bomba, de lá a caminhada até o poço é fácil, cerca de 15 minutos.
Os mais aventureiros podem seguir o percurso mais difícil até a Cachoeira da Purificação, o que seria por volta de 1 hora de caminhada.
A cachoeira tem esse nome porque suas águas são extremamente geladas, por isso a pessoa já sai purificada.
Mas para ter coragem só entrando de uma vez só!
E muito mais!
Fora estes atrativos têm muito mais para se conhecer no Vale do Capão!
E caso você precise de ajuda nesta viagem pode contar com a Ellefantrip, nós organizamos passeios para o Vale do Capão e outros atrativos da Chapada Diamantina.
Quer saber mais?
Entre em contato e nos acompanhe nas redes sociais!